CÉLUAS PAROQUIAIS VOVACIONAL - CPV
1ª Etapa: ACOLHIMENTO VOCACIONAL
Nesta etapa, o jovem inicia o processo de discernimento vocacional através de encontros que ocorrem na fraternidade ou Células Paróquiais onde se apresentou. O jovem atende ao convite de Jesus: “Vinde e vede!” (Jo 1, 39).
2ª Etapa: ASPIRANTADO
Nesta etapa o jovem inicia seu caminho de formação sendo inserido numa vida de oração, estudo, convivência fraterna, lazer e trabalho.
No primeiro semestre, o vocacionado faz uma experiência nas Células de Acolhimento Vocacional CPV, no segundo semestre continuará essa experiência no Seminário Indicado pela Fraternidade Católica Reformada dos Filhos de Assis, onde é feito também o cultivo vocacional para adolescentes e jovens, que estejam cursando o Ensino Médio.
3ª Etapa: POSTULANTADO
O Postulantado é o período durante o qual o candidato pede para abraçar nossa vida, com a intenção de preparar-se convenientemente para o Noviciado.
Nesta etapa de formação, o jovem é chamado a desenvolver uma espiritualidade franciscana, bem como sua sensibilidade para perceber a realidade do mundo, especialmente na atenção para com os pobres, no crescimento humano e na disponibilidade para viver em fraternidade.
A vida espiritual de um postulante é alimentada pelas orações, celebrações comunitárias e com o povo de Deus, pela escuta atenta da Palavra de Deus, através de retiros e outras práticas religiosas franciscanas e da própria comunidade. Já a vida pastoral dos postulantes busca a participação na vida concreta do povo em comunhão com as atividades evangelizadoras da própria Fraternidade.
A vida em fraternidade do jovem postulante prioriza a alegre partilha tanto dos trabalhos manuais, como expressão de serviço aos irmãos, como da própria vida, através do diálogo fraterno entre os próprios postulantes e com o frade responsável diretamente por sua formação, o Mestre de Postulantado. Não faltam as expressões de lazer e espontaneidade, como gratuidade da própria vida doada por Deus, como passeios, recreios, esportes e
4ª Etapa: NOVICIADO
O Noviciado, com o qual começa a vida na Ordem, é um período de formação mais intensa e tem o objetivo de fazer que os noviços conheçam e experimentem a forma de vida de São Francisco, impregnem mais profundamente a mente e o coração de seu espírito e, avaliando melhor o chamado do Senhor, comprovem seus propósitos e sua idoneidade.
Ou seja, o Noviciado é um tempo intenso de conhecimento da vida franciscana, de vivência em fraternidade, de estudo, oração e trabalho.
5ª Etapa: PÓS-NOVICIADO OU TEMPO DA PROFISSÃO TEMPORÁRIA
O tempo da Profissão temporária é o período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão; além disso, os irmãos se preparam para fazer a Profissão Solene.
Nesta etapa, além de cursar a faculdade de Filosofia por três anos, o neoprofesso na Fraternidade começa também à ajudar nas paróquias, assessorando grupos e assumindo
6ª Etapa: FILOSOFICA
Nesta etapa, o professo temporário ainda se prepara para a Profissão Solene.
O Curso de Filosofia tem duração de quatro anos no Instituto Filosofico Indicado pela Célula. Nesta etapa é bastante marcante a experiência nos trabalhos pastorais, de preferência nas Comunidades, onde estão as células paróquias da Província, possibilitando assim integrar a reflexão teológica com a vida de fé.
Os frades estudantes residem nas Células paroquiais e na Fraternidade.
7ª Etapa: TEOLOGICA
Nesta etapa, o professo temporário ainda se prepara para a Profissão Solene.
O Curso de Teologica tem duração de quatro anos no Instituto Filosofico Indicado pela Célula. Nesta etapa é bastante marcante a experiência nos trabalhos pastorais, de preferência nas Comunidades, onde estão as células paróquias da Província, possibilitando assim integrar a reflexão teológica com a vida de fé.
Os frades estudantes residem nas Células paroquiais e na Fraternidade.